História da pessoa com surdez ao longo dos tempos
Nome da Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Nome da Unidade II: História da pessoa com surdez ao longo dos tempos
Atividade - APII
A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?
A educação dos surdos, diante do ideal a ser realizado, deveria acontecer em Escolas Regulares como a vista no vídeo que nos foi apresentado, uma vez que o Surdo tem direito a socialização, o que acontece de forma mais adequada quando incluído em uma sociedade tal como ele vai encontrar fora do ambiente escolar.
Por sua vez diante da contexto em que vivemos, pelo menos em uma cidade pequena como a que vivo, ainda é necessário que os surdos estudem em escolas especiais já que as escolas regulares não estão preparadas para recebê-los por falta de mão de obra qualificada, ou seja, ao invés de socializar eles acabam sendo marginalizados por não conseguirem o desempenho necessário para acompanhar os demais já que tratamento que lhe é oferecido não é adequado.
Diante então da premissa que os iguais devem ser tratados de forma igual e o desiguais de forma desigual, o surdo deve estudar da escola que esteja preparada para atender as suas necessidade singulares, preferencialmente nas escolas Regulares e caso esta não esteja preparada nas escolas Especiais.
Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?
Diante do estudado notamos que a linguagem mais adequada para promover a comunicação de um surdo é a linguagem dos Sinais, a qual já é regulamentada e reconhecida como linguagem oficial.
A oralização não se adéqua a necessidade dos surdos o que ficou evidente diante das tentativas que podemos observar através da historia, a surdez não deve ser tratada como uma doença que é passível de cura, mas sim uma limitação que deve ser trabalhada para que o surdo se socialize e vida de maneira confortável em sociedade tendo a sua comunicação