Cultura e Identidade Surda
Cultura e Identidade Surda______________________________________04
Identidade Surda______________________________________________ 06
Língua de Sinais______________________________________________ 07
Surdez______________________________________________________ 08
Surdez Pós-Linguísticas e Pré-Linguísticas_________________________ 10
Conclusão___________________________________________________ 11
Referencias Bibliográficas______________________________________ 12
Introdução
E por muito tempo persistiu a polemica na defesa do oralismo e da linguagem gestual, onde há uma reviravolta na historia e o oralismo pode ser a ameaça na educação dos surdos, pela linguagem ser destacada como principal intriga na interação do sujeito surdo na sociedade, porém, hoje o oralismo é considerado a linguagem dominante, fazendo com que os papéis se invertam.
Quando falamos de cultura na sociedade, ou no espaço dos surdos, nos referimos ao multiculturalismo, que é concretizada por valores, praticas sociais diferentes, atitudes que aos olhares de escritores que falam sobre a cultura surda deve ser respeitada, porém existe a distinção imposta muitas vezes por nos mesmos, quando nos referimos á cultura ouvinte e cultura surda. O multiculturalismo apresenta as diferenças culturais e como essas referencias são direcionadas pelas pessoas que estão á favor da cultura surda.
A educação bilíngue tem a proposta cada dia mais ampla, e sendo discutida, sendo considerada a língua de sinais a primeira língua do sujeito, e como segunda língua, a língua da sociedade ouvinte.
Para a discussão de língua e linguagem, definimos os termos. A linguagem é tudo o que envolve um significado, não se limita apenas á uma forma de comunicação onde o pensamento do individuo é conservado. A