História da língua latina
História da Língua Latina Trabalho referente à disciplina de Língua Latina, do 3º período do Curso de Letras do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG, tendo como professor Nilson Guedes, 2º semestre/2006.
Timóteo
15 de novembro de 2006.
INTRODUÇÃO
Este trabalho descreve sobre a história da Língua Latina, passando por sua origem, pela origem do povo romano precursor do Latim, e discorrendo um pouco sobre a estrutura gramatical do Latim e do seu papel como língua científica, filosófica e eclesiástica. Pesquisa feita pela aluna Glauce Ribeiro da Penha do 3º período do curso de Letras do UnilesteMG para a matéria de Língua Latina, ministrada pelo professor Nilson Guedes.
DESENVOLVIMENTO
No princípio era o verbo. A primeira palavra pronunciada pelo homem, segundo o lingüista Merritt Ruhlen, foi o monossílabo tik, que designaria dedo. Essa palavra teria se transformado progressivamente até chegar a digit , em latim, e toe, em inglês.
1. Genealogia das línguas
A maioria dos lingüistas considera o ano de 1786 como marco do surgimento de sua ciência, quando o jurista inglês William Jones expôs o seguinte problema: ao analisar o sânscrito, o grego e o latim, observou que “nenhum filólogo poderia estudar essas três línguas sem se convencer de que elas tinham uma origem comum, talvez desaparecida. Por exemplo, ao latim genus (“raça, gênero, família”) claramente se relaciona o grego génos, com aproximadamente o mesmo significado; “pai”, em latim, é pater, em grego, é patér; “mãe” é respectivamente, mater e matér,; e assim por diante. Essas coincidências não chegam a ser inusitadas. Afinal, o latim e o grego são línguas faladas em regiões muito próximas geograficamente, por povos que estiveram em intenso contato durante séculos. Jones, todavia notou que também havia incríveis semelhanças dessas línguas com o sânscrito. Veja:
|