Estudo investigativo sobre a (in) disciplina
1) Tema: (In) disciplina
2) Delimitação do Tema: Estudo investigativo sobre a (in) disciplina
3) Objetivos:
-
pesquisar e analisar o conceito de (in) disciplina e verificar as causas e conseqüências;
-
a família, a escola e o aprendizado da disciplina; buscar estratégias para verificação da ocorrência da (in) disciplina
4) Formulação do problema:
-
O que se entende por indisciplina? Quais são as causas da indisciplina? O que a escola pode fazer para minimizar a indisciplina?
5) Hipóteses do trabalho: A convivência familiar, a falta de respeito mútuo, agressão verbal e corporal, é uma das causas da indisciplina em sala de aula; reuniões envolvendo família e corpo discente e docente terão melhores condições de socialização na escola. 6) Variáveis: Questionário elaborado com 05 questões voltadas a professores (as) do ensino particular e público; Análise dos resultados obtidos para cada questão; demonstração dos resultados em gráficos demonstrativos; análise dos resultados obtidos.
RESUMO
Os estudos aqui desenvolvidos mostram uma realidade infelizmente longe de se ter uma solução, até porque se trata de um tema delicado e problemático “a indisciplina”. A indisciplina é hoje vista como causa principal de problemas encontrados nas escolas. A família é considerada como um dos fatores principais da problemática da indisciplina. Existem vários tipos e conceitos de disciplinas, onde a criança poderá aprendê-la, absorvê-la, treiná-la ou adquiri-la dependendo dos métodos utilizados no meio ao qual pertence. A (in) disciplina é vista também como um desrespeito tanto para o aluno como para o professor, dependendo da situação existente em dado momento. Percebe-se que os profissionais da educação não conseguem de certa maneira lidar corretamente com esta problemática, evidenciando um aumento deste desrespeito. Alguns procuram contornar a situação e ensinando ao aluno alguns preceitos básicos de convivência e vivência em