2013
Mayra Larissa Consalter de Campos
Paola Juliana Florencio
Nayara Ketlyn Lopes
O uso da língua latina na esfera literária
Trabalho apresentado à disciplina de História da Língua Portuguesa Docente: Profa. Dra. Mariangela Garcia Lunardelli
Foz do Iguaçu/ 2013
Introdução
A Língua Portuguesa segundo Olavo Bilac, é a “última flor do Lácio”. Essa metafóra refere-se ao fato de que a língua portuguesa ter sido a última língua neolatina fomada a partir do Latim falando pelos soldados da região do Lácio, na Itália. No verso “És, a um tempo, esplendor e sepultura”, o esplendor indica a nova língua que estava se ascendendo dando continuidade ao latim e a sepultura representa o estado de desuso do latim devido ao surgimento de uma nova língua.
Apesar de caracterizarem o latim como língua morta há documentos conservados em latim clássico e vulgar até os dias de hoje. Latim presente em diversas esferas. Abordaremos nesse trabalho O uso da língua latina na esfera literária. Explicaremos os três grandes períodos da literatura latina e obras totalmente latinas como Carpe Diem, de Quinto Horácio Flaco, O asno de ouro, Satiricon e a presença do latim no primeiro livro da saga de Harry Potter.
Literatura Latina
O início história da literatura latina se dá por volta do século II a.C. Podemos dizer que a literatura latina é rica e contribui diretamente para a literatura universal. O termino se dá com a queda do Império Romano do Ocidente no século V d.C.
Podemos dividir a literatura latina em três períodos: - Período Arcaico (século II a.C.) algumas poesias religiosas e heroicas. Exemplos: Carmina fratrum arvalium (hinos para benzer os campos), Carmina convivalia (cantos durante os banquetes), Carmina triunphalia (exaltação das vitórias), Nenine (lamentações fúnebres). Os latinos colocaram suas heranças gregas, imitando as formas e a mitologia– na fase Helenística