Origem da Língua Latina
Priscila Muller
A Origem da Língua Latina
CAMPO MOURÃO, 27 DE MARÇO DE 2014
Priscila Muller
A Origem da Língua Latina
CAMPO MOURÃO, 27 DE MARÇO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
O latim é um antigo idioma de origem indo-europeia do ramo itálico, originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma. É hoje a língua oficial da Cidade do Vaticano e do Rito Romano da Igreja Católica. O estudo desta língua é muito importante e enriquecedor, pois apesar de ser uma língua morta, ou seja, não possuir mais falantes nativos, ela exerceu enorme influência sobre várias línguas vivas, como o português, castelhano, o francês, o italiano, o romeno, o galego e o catalão. Este trabalho apresenta um pouco da história desta língua tão significativa e interessante.
2. DESENVOLVIMENTO
Segundo teóricos, há registros da Língua Latina que datam desde o século XI e VI a.C. Trata-se de antigas “inscrições”, que já utilizavam rudimentos dessa língua. Entretanto, tais inscrições eram bem diferentes de como chegou aos séculos posteriores. Os mais antigos textos literários, porém, pertencem ao III século de nossa Era. Certamente, o contato com outros povos em razão do expansionismo territorial romano contribuiu e enriqueceu todo arcabouço cultural romano. Povos como os egípcios, etruscos, sumérios, acádios, bálticos, celtas, germanos, saxões, asiáticos etc. foram decisivamente colaboradores na formação cultural dessa cultura latina.
A fala é o que atualiza a língua. Em Roma, devido o processo de expansão, a língua latina foi sendo espalhada por vários cantos do mundo como língua oficial. Paulatinamente, o latim foi sofrendo alterações, transformando-se no que se denominou chamar de Latim Vulgar. Começou a haver, por isso, uma distinção