História da educação no período colonial
FEESU – FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE UBERLÂNDIA
ARIANY ARAÚJO
HOSANA CRISTINA LIMA
MARÍLIA MENDES ROSA CUNHA
NÁGILLA CRISTINA RODRIGUES
PATRÍCIA SIMONE ALVES
RENATO QUEIROZ SARAIVA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO COLONIAL
(1549-1822)
Uberlândia
2012
ARIANY ARAÚJO
HOSANA CRISTINA LIMA
MARÍLIA MENDES ROSA CUNHA
NÁGILLA CRISTINA RODRIGUES
PATRÍCIA SIMONE ALVES
RENATO QUEIROZ SARAIVA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO COLONIAL
(1549-1822)
Trabalho apresentado à disciplina História da Educação, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia, sob orientação da Professora Ms. Larisse Dias Pedrosa.
Uberlândia
2012
INTRODUÇÃO
O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral sul do atual estado da Bahia. No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
Num primeiro momento, o governo português não demonstrou muito interesse no Brasil e, só retirou daqui Pau-Brasil usando do escambo para usufruir da mão de obra indígena. Durante 30 anos, o Brasil só era visitado pelos portugueses para extrair o Pau-Brasil e, era saqueado por holandeses, ingleses e franceses que tinham ficado fora do Tratado de Tordesilhas.
Em 1530, o rei português, temendo perder o território brasileiro para outro país, organizou uma expedição que veio para o Brasil com o intuito de colonizar o território. Esta foi comandada por Martin Afonso de Souza e tinha como objetivos: povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil. Para isso, em 1534, o governo português dividiu a metrópole em 14