Historia da educação no periodo colonial
Crislaine Pessoa
Prof° Selma Adão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Curso de Pedagogia – PED 0640 – Historia da Educação
09/09/2012
Resumo
Com os estudos da Historia da Educação, podemos notar que em todos os períodos, a educação sempre foi vista como um método de autoridade. A Historia da Educação no Brasil tem como preponderância os princípios e as diretrizes da
História da Educação em geral.
Aconteceram muitos avanços importantes para a educação no Período Colonial, mas também houve uma época de estagnação. O período Colonial inicia-se no ano de 1549 com a excussão do ensino religioso até a expulsão dos jesuítas em 1759 e estende-se ate 1808 com o período pombalino e a transferência da Família Real para o Rio de Janeiro.
Palavra Chave: Período Colonial, História da Educação, Jesuítas.
1 Introdução
Este trabalho visa mostrar a Historia da Educação no Brasil no Período Colonial.
No Período colonial aconteceu à vinda dos jesuítas para o Brasil, os jesuítas foram de muita importância para o nosso modelo educativo. Os jesuítas abriram escolas de ler e escrever e também a pratica agrícola, marcenaria e ferraria. Uma escola para ricos e também para quem não tinha condições e trouxeram um principio de educação através da arte. Depois de 20 como mentores da educação brasileira, foram expulsos do Brasil pelo Marques de Pombal. A educação Pombalina tinha como característica simplificar e abreviar os estudos. Dessa forma a educação permaneceu estagnada e os professores eram mal preparados. Com a chegada da Família real ao Brasil ocasionou a organização conservadora do império escravocrata e a manutenção de estruturas sociais e legais centradas na desigualdade. E sempre aqueles que tinham uma melhor condição, tinham acesso a melhor educação como nos dias de hoje.
2 Contexto Histórico
2.1 Período Jesuítico (1549 - 1759)
A educação dos índios foi