Resenha Educa O Piauiense
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE 3
UNIDADE III: Visão Histórica da Educação Piauiense
Assunto:
RESENHA CRÍTICA
Luzilândia,20 de junho de 2015
VISÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PIAUIENSE
O título acima faz parte do livro História da Educação de Marta Maria Azevedo Queiroz e compõe a unidade IV do mesmo. Esta unidade faz um apanhado histórico da educação piauiense indo desde o período colonial até o atual período republicano. Consta como subtópico o item: 4.1 – Educação do Piauí: do período colonial ao início do período republicano, este dividido em: 4.1.1 – Educação no Piauí colonial; 4.1.2 – Educação no Piauí imperial; e, 4.1.3 – Educação no Piauí republicano.
Segundo a autora, a educação formal no estado do Piauí não teve pressa em acontecer. Vários foram os motivos para que isto ocorresse: população muito pequena e espessa, desinteresse dos moradores da região – que viam a educação dissociada de suas reais necessidades, além do estado não apresentar pessoal com conhecimentos mínimos para exercer o magistério, isto agravado pela baixa remuneração que era oferecida para os professores, estes foram os principais empecilhos da educação piauiense.
O tópico 4.1.1 – Educação no Piauí colonial trata de apresentar um panorama da educação do estado do período. Poucos foram as manifestações da coroa portuguesa em investir na melhora educação da capitania piauiense. Muitas escolas nem chegaram a sair do papel.
Os jesuítas, que em muitas outras capitanias do Brasil foram importantes contribuintes para a educação, na Capitania do Piauí não desempenharam o mesmo papel – restringiram-se à administração das fazendas doadas a Companhia de Jesus. Além do mais, suas atividades de evangelização tomaram parte mais importante do que a educação propriamente dita. Mais, de todo modo, eles providenciaram a criação do Seminário do Rio