HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FISICA
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA – 1° PERÍODO – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA: N1 NOTURNO
SALA: 32
Práticas esportivas século XIX
Linhas doutrinárias de atividade física:
No século XVIII é quando surgem as bases dos conceitos modernos do esporte de hoje. Até o Século XIX, porém, tudo o que se entendia como esporte era a Educação Física sistematizada. Foi quando em Oxford, na Inglaterra, iniciou-se o processo de reforma estrutural dos conceitos desportivos, surgindo então as primeiras regras definidas de jogos.
O Turfe
O Turfe foi provavelmente o primeiro esporte (no sentido moderno) a realmente se estabelecer no Brasil, sendo também o que apresentou primeiramente uma organização mais estruturada e uma forte inserção social.
O Remo
O remo também foi um dos esportes de primeiro momento no Rio de Janeiro do século XIX, mas não será considerado aqui por um motivo básico: se estabelece realmente a partir de uma outra forte mudança nos padrões culturais da cidade, provavelmente sendo seguidas de mudanças nas representações em torno do esporte. Passa a ser mais aceito quando os padrões de estética e saúde mudam, passando a permitir a diversão em torno de homens 'praticamente nus' para a época.
A Soule
A Soule era um esporte medieval popular, de grande violência, praticado na Europa Ocidental, variando em cada local, com número ilimitado de jogadores, que tentavam conduzir uma pelota (bexiga animal com ar) até um ponto pré-estabelecido de cada lado.
O Rugby
O Rúgbi e o Football no século XIX, começaram a ser praticados, em seus horários livres, pelos alunos das escolas da aristocracia e da alta burguesia inglesa.
Fazendo com que os diretores dos colégios proibissem a prática dessas atividades, devido ao fato delas serem populares, violentas e "bárbaras".
Começaram a surgir as regras nesses jogos, criando-se assim as regras do football e do rúgbi, além de outros