História da Educação Física
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA-241935-294005
ACADEMIA DE POLÍCIA INTEGRADA coronel santiago – APIcs/RR curso de formação de ofícias cfo pm rr 2014 “AMAZÔNIA: PATRIMÔNIO DOS BRASILEIROS”
CAD PM BATISTA Nº22
A história da educação física militar e não militar.
Boa Vista, 2014
CAD PM BATISTA Nº22
A história da educação física militar e não militar.
3120390245110Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Educação Física Militar I, no Curso de formação de oficial da PM, da Academia de Polícia integrada Coronel Santiago.
Instrutor:TC PM Cledemar Felix da Silva
Instrutor: Ten. Cel. Cledemar00Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Educação Física Militar I, no Curso de formação de oficial da PM, da Academia de Polícia integrada Coronel Santiago.
Instrutor:TC PM Cledemar Felix da Silva
Instrutor: Ten. Cel. Cledemar
Boa Vista, 2014
SUMÁRIO
TOC
INTRODUÇÃO
Quando se fala em educação física, imagina-se logo no movimento ou locomoção. Assim, não se pode pensar em exercícios físicos sem primeiro atentar para a sua origem, ou seja, quando o ser vivo passou racionalidade, o desenvolvimento da força física, útil à sobrevivência, remontando a sua prática às mais antigas sociedades.
Na idade da pedra e na história antiga existia a preocupação do desenvolvimento, da força bruta, sob o ponto de vista do caçador ou do guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral. Antigamente, os gregos, entretanto, inrtelectualmente mais evoluídos, tinham como meta melhorar físico e moral do homem. Nessa época, para eles, a educação física tinha um aspecto para o desenvolveimento da musculatura saliente, harmonia de formas, sem excesso, foi quando começou a surgir os atletas de porte avantajado ou esbelto. Era um momento da anatômia da educação física. Para os romanos, que herdaram diversos custumes da Grécia conquistada, porém em sua