historia da educação fisica
Tudo começou quando o homem sentiu a necessidade de lutar, fugir e caçar para sobreviver. Então o homem usa seus movimentos mais básicos e naturas como correr, saltar, arremessar, empurrar, puxar, etc.
No período da pré historia tudo dependia do ato físico, condenados a viverem em um estado de nomadismo eles faziam longas caminhadas em busca de moradia, e no decorrer eles tinham que lutar, nadar, correr e etc.
A caça e a pesca era a base da sua economia, isso quando eles ainda eram nômades. Depois quando se começou um processo de sedentarização, eles criaram técnicas de domesticação de animais e agricultura. E em qualquer um desses momentos foi necessário o aprimoramento das habilidades físicas.
No momento em que o homem se sedentarizou, começa então o inicio da luta pela posse de terras. Em suas peregrinações o nômades encontravam os sedentários e os primeiros embates marcavam a vitoria dos agressores porque tinham um maior vigor físico devido a sua atividade física intensa.
A atividade física mais importante para o homem antigo foi a dança. Ela era utilizada para exibir as qualidades e físicas e expressar sentimentos. A dança primitiva tinha um caráter de divertimento, mas também ritualístico. Onde eles demonstravam a alegria pela caça e pesca e qualquer outra atividade que realizassem de muito importante.
O homem apresentou comportamentos que não dependiam do seu estado cultural, como o jogo. Eles praticavam algumas atividades em forma de jogo onde as crianças também participavam como uma preparação para a vida adulta.
O salto em altura simbolizava o crescimento das raízes, a corrida o ondear das espigas, e a velocidade valorizada como a essência da juventude. Jogo com bola tinha um maior significado onde o campo representava o céu e a bola voando os corpos estelares em movimento. Para nós hoje isso contribuiu no atletismo. Entre os povos primitivos existem alguns que conseguem atingir um estagio civilizatório. Andou em