APS
Curso de Direito
Aluno: Luciano Garcia Santos Matrícula: 02410002219
Disciplina: História do Direito e Direitos Humanos
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
O Filme “Crianças Invisíveis" foi uma produção encomendada pela Unicef no ano de 2005, sendo dirigido por sete renomados diretores internacionais. O filme mostra a realidade do contexto de violência em que vive a infância mundial.
O filme começa com a África logo depois, é a vez do Brasil em sua cidade mais econômica: São Paulo. Podemos conhecer essa realidade por um menino e uma menina, João e Bilú, que conseguem os mais variados meios para conseguir uns trocados, sendo o principal deles a venda de materiais em um ferro-velho. Explica-se porque este é o país que mais recicla latas no mundo. Sofrem com o descaso da população, que parece nem os notar. A cena que mais traduz essa produção fica para o final, em que os dois, sem perder o bom humor, voltam para casa, um barraco no meio da favela, logo em frente a prédios de luxo, evidenciando a concentração de renda e a segregação social que caracterizam o Brasil.
Os Direitos Humanos estão distantes de crianças como João e Bilú e da realidade vivida por grande parte de crianças e adolescentes não apenas do nosso país, mas em diversos cantos do mundo. Enfim, há uma grande distância entre os documentos oficiais de apoio à criança e o adolescente e a realidade vivida por esses cidadãos que vivem à margem social. Além da ausência do Estado, há a ausência da família, violência e exploração do trabalho infantil. Diante desse cenário, visa à necessidade de se fazer presente na sociedade leis mais efetivas, que não fiquem apenas registradas em papéis, mas que se concretizem em benefício das crianças e adolescentes que se encontram nesta dura realidade.
Esse filme nos proporciona um olhar crítico sobre a situação das nossas crianças. Importantíssimo para quem quiser conhecer o lado da sociedade que difere daquela