Portif Li
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social ) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ética Profissional, Família, Cultura e Sociedade, Política Social II.
Profs:.Clarice de Luz Kernkamp, Maria Angela Santini e Maria Lucimar Pereira.
BA
2013
SUMÁRIO
Introdução---------------------------------------------------------------------------------------1
Contexto histórico do Serviço Social-----------------------------------------------------2
Políticas neoliberais e o serviço social---------------------------------------------------2
Seguridade Social na Constituição Federal de 1988---------------------------------4
Considerações finais------------------------------------------------------------------------5
Referências
INTRODUÇÃO
A Seguridade Social é uma questão que envolve o conhecimento de aspectos políticos para sua compreensão. A partir de uma abordagem histórica, pode-se perceber os avanços da Seguridade Social enquanto política social garantida pela Constituição Federal de 1988.
Nesse sentido, apresenta primeiramente o contexto em que são desenvolvidos os serviços de assistência social, bem como sua origem. Em seguida, um breve esboço dos governos neoliberais e suas influências para as políticas sociais e, finalizando será apresentada a Seguridade na Constituição de 1988 como sendo um direito no qual ainda precisa ser concretizada.
O presente trabalho visa propor uma reflexão com relação ao papel do Estado e da sociedade civil quanto a garantia do direito a assistência social e os aspetos que tem impedido a eficácia desse serviço para a população.
CONTEXTO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL
A construção do significado do serviço social, foi marcada no contexto da democratização da sociedade brasileira. A questão social está associada as reivindicações da classe trabalhadora no auge do processo