Curso de Capelania Apostila
Introdução
O Que É Capelania?
O Capelão Voluntário:
Introdução a Teologia:
Fundamentos da Assistência Religiosa:
Leis;
Ética;
Aconselhamento;
Atitudes do Capelão:
Direitos e Deveres do Capelão:
Capelanias:
Capelania Voluntária;
Capelania Hospitalar;
Condições Adversas;
Capelania Prisional;
Lei de Execução Penal;
Capelania Social;
Capelania Infantil;
Pessoas em Vulnerabilidade de Rua;
Emergencial (catástrofes ambientais, ...);
Capelania Fúnebre;
Cerimonia 1
Cerimonia 2
Questionário
INTRODUÇÃO
O Curso de Capelania, ministrado pelo C.E.M edu. (Centro de Excelência Ministerial e Educacional), apresenta uma nova maneira de se ensinar e de aprender CAPELANIA, com uma perspectiva de preparar e de habilitar os discentes para desempenharem o grande ministério da compaixão, que foi exemplificado pelo mestre Jesus.
Neste intuito o C.E.M edu. preparou um material mais arrojado para proporcionar segurança e confiabilidade aos que ingressam no curso e, acima de tudo, um maior aproveitamento do mesmo, pois é importante frisar que tal material didático precisa ser consultado sempre que necessário para dirimir duvidas e até para aperfeiçoar os conhecimentos.
HISTÓRIA
A Historia da origem da Capelania seguem diferentes caminhos. A Enciclopédia Britânica , Registra que na França costumava-se levar uma relíquia e capela ou oratório de São Martins de Tours, preservada pelo rei da França, para o acampamento militar, em tempos de guerra. A relíquia era posta numa tenda especial que levava o nome da capela. Um sacerdote era mantido para o oficio religioso e acompanhamento.
A Idea progrediu e mesmo em tempo de paz , a capela continuava no reino, sempre com um sacerdote que era o conselheiro. O costume passou a ser observado também em Roma.
Em 1789, esse oficio foi abolido na França, mas restabelecido em 1857, pelo papa Pio IX. A esta altura, sacerdote que tomava conta da capela, que era capelão, passava a ser líder espiritual do Soberano Rei e seus representantes.