História da ciência
Professor Jean Carlos
ESTRUTURA
Primeiramente, a membrana é uma película particularmente constituída de: - PROTEÍNAS; - LIPÍDIOS; - CARBOIDRATOS; Ela delimita o espaço interno da célula, controlando a entrada e saída de substâncias.
ESTRUTURA
A superfície intracelular e extracelular da membrana é composta por agrupamento de vários FOSFOLIPÍDIOS(moléculas ANFIPÁTICAS).
ESTRUTURA
Sua estrutura é chamada de BICAMADA LIPÍDICA, pois leva o modelo de Mosaico fluído, assegurando a integridade física da célula.
Glicolipídios e glicoproteínas estão envolvidos em processos que permitem às células se reconhecerem e interagirem entre si.
TRANSPORTE ATRAVES DE MEMBRANA
Existem várias formas de que diversas substâncias podem atravessar a membrana celular, sendo elas: * TRANSPORTE PASSIVO; - Difusão simples - Difusão facilitada - Osmose - Não há gasto de energia *TRANSPORTE ATIVO - Transporte mediado pela bomba de sódio e potássio (Na+/K+ ATPase) - Há gasto de energia
DIFUSÃO SIMPLES
É a passagem de substância pequenas e que, consequentemente, não são carregadas pela membrana. Esse transporte é dado de acordo com a concentração dos ambientes (passando do mais concentrado para o menos concentrado), buscando equilíbrio.
DIFUSÃO FACILITADA
É usada a difusão facilitada (quando são insolúveis na matriz lipídica e de tamanho maior) para transporte de substâncias, porque as mesmas não conseguem atravessar a membrana por difusão simples, ou seja, é necessário que haja uma PERMEASE (que auxilia na passagem de um meio ao outro)
OSMOSE
A Osmose é o transporte de água através de uma membrana semipermeável. Ela passa do meio onde há menor concentração de solutos para o meio com maior concentração de solutos.
TRANSPORTE ATIVO
Bomba de Sódio e Potássio como exemplo de transporte ativo: - Proteína que transporta três íons de Sódio para fora da célula e dois íons de Potássio