história ciencia
é a análise e estudo crítico da ciência através do estudo: de seus métodos, de seus conceitos, de seus caminhos, de seus resultados, de seus contextos e dos processos entre todos acima.
Muitas vezes o historiador da ciência se vê forçado ou impelido a fazer escolhas de que linhas historiográficas deve seguir, e do tipo de estudo que deve fazer, sem que seja levado em conta o que será este estudo, o tipo de assunto que abordará, etc,etc.
Quando se fala de história da ciência, a primeira imagem que ocorre aos leigos no assunto é que se trata de alguém trabalhando unicamente com datas, nomes e ‘histórias”.
Nada mais equivocado.
A História da Ciência privilegia o estudo de conceitos, pessoas, instituições, movimentos e fontes dentro de seu próprio contexto e período, visando enriquecer o estudo da ciência e não limitá-la.
Espera-se construir relatos, comentários abalizados e trazer à tona fatos que auxiliem o pesquisador, e outros pesquisadores, a ver e rever por outros ângulos o universo de descobertas da e sobre a natureza feitas pelo homem.
Recomenda-se a leitura do livro ‘O que é : História da Ciência’, da professora Ana Maria Alfonso-Goldfarb (Este livro faz parte da coleção ‘Primeiros Passos’, da Editora Brasiliense).
Qual seria o perfil de um historiador da ciência hoje ?
Alguém que tenha noções de história da filosofia, de epistemologia, de filosofia da ciência, de sociologia da ciência, da área em que vai atuar e áreas afins.
Alguém que não tenha pré-conceitos rígidos sobre sua área de estudos, embora isto não deva ser confundido com ter hipóteses e conhecimentos sobre ela. Mas não é aceitável que seja algo que o impeça de enxergar novas abordagens e pontos de vista diferentes.
Alguém que quando lê qualquer texto, procurará situá-lo na época