Criando Macros sem Script no LibreOffice e no BrOffice
Muitos usuários veem a palavra "Macro" e querem começar a correr gritando ou cair em lágrimas só de pensar em ter de “escrever uma macro.” Nós não somos programadores! Boas notícias — com o LibreOffice, você não precisa escrever uma única linha de script. Os pacotes de escritório de código aberto possuem uma ferramenta de gravação de macros simples de usar, além de uma ótima ferramenta para manter todas as suas macros organizadas para o fácil acesso.
Vamos dar uma olhada no processo de criar e administrar macros com o LibreOffice. Uma vez que eu esteja usando o LibreOffice para os exemplos, você poderá fazer as mesmas coisas no BrOffice já que o LibreOffice é um “fork” de uma versão bem recente do OpenOffice.org e ainda não têm muitas diferenças. Portanto, se você está utilizando uma distribuição que vem com o OO.org por padrão (a maioria delas, no momento), você não precisa atualizá-la ou migrar.
O que é uma Macro?
De maneira simples, macro é uma sequência de teclas pressionadas em sequência que é gravada e acessada através de um menu simples ou uma ferramenta de biblioteca. Quando uma magro é selecionada, as teclas gravadas serão executadas automaticamente sem nenhuma ação do usuário. Essas "macros" podem ser muito simples ou bastante complexas — tudo depende da sua necessidade no uso da ferramenta. Os aspectos mais importantes de uma ferramenta de macro é que ela deve ser poderosa e simples de usar. A ferramenta de macro do LibreOffice