Historicidade Fase 2
Rua Dom Pedro II, final da década de 40
Rua Dom Pedro II, final da década de 40. Ao lado esquerdo, vê-se o luminoso da Shell, gasolina vendida através de uma bomba movida a alavanca, na oficina mecânica do Goiabeira. À direita, o casarão onde funcionava o Correio e a Companhia Telefônica de São Paulo. Na época, havia menos de cem telefones na cidade, e a telefonista fazia ligações manualmente, dia e noite. Depois, a telefônica mudou-se para rua XV de Novembro, e em 1960 instalou-se o telefone automático. O casarão tornou-se salão do Clube Recreativo.
Rua Dom Pedro II atualmente
Neste calçadão concentra-se o maior polo comercial da Cidade de Guarulhos.
Esta foto foi tirada de manhã cedinho, note que o calçadão está vazio se comparada aos horários de pico comercial. As intercorrências foram benéficas e lucrativas para o comércio. Do ponto de vista foto existe ali localizado um shopping, impressiona comparar os dois períodos da história por meio destas fotos, é isso que eu chamo de o, antes e o depois.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Catedral)
Localizada na Praça Teresa Cristina, no Centro, Rua Dom Pedro II, Local de grande movimento e comércio, hoje, pode ser considerada um dos lugares mais importantes de nossa cidade, a igreja teve sua construção, originariamente em taipa de pilão, iniciada possivelmente em 1741 e terminada entre 1761 e 1763. Sofreu várias reformas, incorporando ampliações e outros materiais construtivos e modernos.
Foto de 1947. (Arquivo Histórico/Secretaria de Cultura de Guarulhos)
ESTUDO DE CASO
Racismo no futebol
No Brasil, a maioria dos jogadores de futebol advém de camadas mais pobres. Embora isso esteja mudando – porque o futebol mudou, ainda é assim. Dentre esses, a maioria dos que atingem grande sucesso são negros. Por buscarem o sonho de vencer na carreira desde