Historia e patrimonio cultural
Por que estudar História e Patrimônio Cultural?
Mirian Teresinha Pinheiro MSc
Se eu perguntasse: você gosta de estudar história? Você gosta de entender a história? Para ambas as perguntas certamente muitos diriam que não. Todavia, se eu perguntasse: você gostaria de entender a vida? O número de interessados aumentaria de forma expressiva. Primeiro porque inicialmente temos questões cruciais frente à vida onde todos em determinado momento já se questionaram buscando respostas, porém ao tratarmos de história, nos reportamos ao período que estivemos no ensino fundamental e médio, matéria sobre a qual muitos possuem uma lembrança ruim.
Contudo sei que há pessoas que diriam que gostam de história, que suas lembranças da escola são boas, obviamente que isto me agrada, bem como poderá facilitar nosso contato. No papel de professora de história eu gostaria de ter alunos que gostem de estudá-la e que compreendam que o entendimento dela contribui para a compreensão da vida. Para tanto preciso dizer que muitos dos que não gostam dela são vítimas de um processo educativo que ministrou um ensino de história sob uma ótica linear, destituída de crítica que o impediu de entender o real sentido da referida disciplina.
Todos fazem história, todos podem compreendê-la, contá-la, bem como nos prepararmos para fazermos a vida em sociedade ter mais qualidade, porque só sabe o que fazer, para onde ir que tiver noção de onde veio e o que já foi feito. Todas as nossas ações podem ser recheadas de inventividade, criatividade, porém não se cria nada sem uma base anterior a esta criação, fruto de uma necessidade materializada.
Todos os homens e mulheres fazem história, cada um poderá fazer escolhas em relação a compreendê-la e contá-la, contudo defendo que só contará bem a história aquele que compreender seu significado, entretanto só contribuirá com a qualidade da história futura de forma eficiente quem tomar pra si esta responsabilidade. A história