Tipologia dos recursos turisticos
1.1. O Património e a História
A palavra património contém dois vocábulos: "pater" e "nomos". "Pater" significa, etimologicamente, o chefe de família e, em um sentido mais amplo, os nossos antepassados. Vincula-se, portanto, aos bens, ou heranças por eles deixados e que podem ser de ordem material ou imaterial. "Nomos" significa, em grego, lei, usos e costumes relacionados à origem, tanto de uma família quanto de uma cidade.
Portanto, património está ligado ao contacto permanente com as origens que fundaram uma sociedade e à ética de uma determinada comunidade.
O termo Património Cultural relaciona-se com a cultura e a memória de um povo, sendo os principais factores de sua coesão e identidade.
Património histórico' refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor significativo para uma sociedade, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico.
A preservação do património histórico teve início como actividades sistemáticas no século XIX, após a Segunda Guerra Mundial e Revolução Industrial, inicialmente para restaurar os Monumentos destruídos na guerra.
Eugène Viollet-le-Duc, elaborou os primeiros conceitos para a preservação e restauro de património, tornando-se referência teórica na Europa e no Mundo. Outros restauradores como Camillo Boito e John Ruskin elaboraram teorias importantes no processo de preservação e restauração, embora conflitantes.
Hoje existem directrizes para a conservação, manutenção e restauro do património histórico, expressas nas Cartas Patrimoniais.
A História é o estudo do homem no tempo, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímica, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (História). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.
O