Resenha homens de honra
O filme Homens de Honra (vide anexo 1) é um filme de drama que conta a história de um jovem negro que sonha entrar na Marinha dos EUA.
Vindo da Zona Rural, tenta por várias vezes uma prova de mergulhador até o dia que recebe a carta de recrutamento. Em seu primeiro dia percebe que seus dias não serão fáceis, pois sofre inúmeras humilhações pelo fato de ser negro e ser intitulado incapaz.
Determinado e persistente o jovem Carl torna-se mergulhador, chega a perder uma de suas pernas para salvar sua equipe, exonerado da Marinha não tinha alcançado seu sonho de ser mergulhador chefe.
Ao tentar ser reinterado ao corpo de mergulhadores é submetido a uma prova (vide anexo 2) onde vestia uma roupa pesada e precisava dar 12 passos, para uma pessoa que prótese, sabendo que as pernas sustentam o poso de nosso corpo, essa tarefa torna-se muito difícil. Em mais um momento de humilhação Carl mostra sua determinação e recebe o incentivo de um amigo que acreditava em sua força, Carl consegue ser reinterado no grupo, tornando-se mais tarde o Primeiro Marinheiro Chefe Negro da Marinha dos EUA (vide anexo 3).
Este filme retrata claramente a dificuldade encontrada pelos negros no mercado de trabalho e na vida em sociedade, tendo que provar que são capazes a todo momento. Como foi apresentado na matéria Étnica Racial, fica bem presente o “mito da democracia racial”, onde observamos nitidamente a desigualdade de respeito e oportunidades.
Conclusão
Ao ver este filem pode-se observar a determinação de uma pessoa quando se tem metas e objetivos. Qualidades pessoais como iniciativa, persuasão,adaptação e coragem fazem toda a diferença, não será a cor da pele ou uma herança sofrida de raças descriminadas que vão determinar o seu valor como indivíduo.
Infelizmente ainda vivemos em