TRAB Historia Patrimonio Cultural
CIÊNCIA E MEMÓRIA
CLARENTIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PATRIMÔNIO CULTLURAL
Prof.ª MARIA JOSE A DEL OLMO TOLEDO
POLO BOA VISTA – RR ENTREGA: 27/03/2014
Com base nas leituras proposta, considerando as conceituações de Ciência e memória presentes nas leituras, redija um texto de até 40 linhas apontando as principais diferenças e semelhanças entre estes conceitos e seu próprio entendimento dos mesmos (antes das leituras).
Memória é a matéria prima da ciência, pois resgata a construção da identidade de uma sociedade. Também e o suporte da história, pois a memória e a história são parceiras na construção do passado.
Podemos perceber que a memória possui ramificações referenciadas, como a memória individual, coletiva (memória social, subterrânea, oficial, virtual, entre outras).
Memória são resgates, recuperação e preservação de informações contidas em nossa mente sobre fatos ocorridos no passado. A memória possui suportes que matem a memória viva que são: as fotografias, cartões, documentos, agendas, objetos guardados em arquivos, etc... Os suportes da memória são os instrumentos utilizados para a história aparecer.
A ciência e o estudo dos fenômenos da natureza. Os avanços produzidos pelas ciências naturais são mais visíveis para o grande publico. A definição da ciência depende de um processo histórico, e de um campo de conhecimento específico, de história das ciências e de filosofia das ciências, que se dedica a entender o processo de construção do conhecimento cientifico.
A ciência sempre foi uma atividade das pessoas preocupadas em decifrar o mundo em que vivemos, descobrir seu mecanismo, para então criar os meios de controlar e modificar a realidade, natural ou social, que nos cercas. A ciência é derivada da história da evolução do conhecimento do homem, sobre a natureza que o cerca e sobre si mesmo.
Mas todos os esforços foram