historia economica
Professor:Oswaldo
Turma:
1)Elabore uma reflexao sobre a dinâmica do capitalismo
Braudel inicia a reflexão sobre a dinâmica do capitalismo a partir estudo da evolução histórica de duas palavras anteriormente relacionadas: capital e capitalista. Isso e´, capital seria “soma de dinheiro, de dívida ou empréstimo”, quanto capitalista seria o individuo o qual estaria relacionado a tal recurso, manipulando-o a fim de obtê-lo cada vez mais. Diante disso, o capitalismo faz parte da Historia desde os tempos remotos. Isso e´, estaria presente desde a idade media, em que o individuo plantava e ia a feira trocar por outro bem que o satisfizesse, na expansão ultramarina em que as navegações iam em direção as Índias comprar especiarias para depois voltarem ao seu pais e revender os bens adquiridos,ate´ hoje, em que compramos e vendemos bens e serviços necessários, como comida e tecnologia.
Entretanto, notamos que tais trocas sofreram alterações com a introdução da moeda e a formação das cidades. Quer dizer, a partir desses dois pontos, houve maior dinâmica na economia, visto que a moeda acelerava o mercado e facilitava a venda (como não era necessário achar algo em comum que os dois quisessem trocar) e a formação das cidades, que expandiram tal mercado. Ademais, Braudel considera também que a Revolucao Industrial foi um marco, visto introduziu maquinas e assim, houve uma modesta formação do capital, desprezando certas atividades como a manufatureira e agrícola. Explicando assim, porque a dinâmica do capitalismo do pre´- Revolucao Industrial era mercantil e “porque alguns setores capitalistas do passado viveram em sistemas fechados e acabaram entesourando o capital líquido neles acumulado.”, como o próprio autor explica..
Assim,notamos que no Capitalismo há sempre a dinâmica do capitalista querer ganhar algo, mas o modo e seus meios são diferentes durante a Historia. E, assim, quem tiver o melhor modo, encaixar as variáveis do melhor jeito, e´ o