historia economica
CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
POLO CONCÓRDIA
ATIVIDADE DE PESQUISA – HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
CARINA SANDI
FLORIANÓPOLIS, 11 DE NOVEMBRO DE 2013.
1 - Na história econômica geral, quando (período) e como (meios) se deu a passagem do ser humano “predador” da natureza e nômade pelo território para pessoas assentadas e organizadas em comunidades estáveis.
Inicialmente, os seres humanos viviam em grupos nômades e dependiam exclusivamente dos recursos naturais da região em que o grupo se encontrava. Sobreviviam graças a coleta e ao extrativismo ( caçavam animais para sua alimentação e utilizavam a pele deles para se proteger do frio, pescavam e coletavam frutos e raízes. Nesta sociedade as pessoas trabalhavam em conjunto, não existia a ideia de propriedade privada dos meios de produção, as relações de produção eram baseadas na cooperação.
Por volta de 10.000 a.C. a espécie humana começou a cultivar a terra, produzindo cereais, verduras, legumes e frutas. Passou também a criar alguns tipos de animais. Quando isso aconteceu, as pessoas deixaram de ser nômades e passaram a se fixar em determinadas regiões, preferencialmente nas margens dos grandes rios da Antiguidade, já que a produção agrícola exigia agua e terras férteis. Conhecido como sociedade hidráulica esse período se caracteriza pela necessidade de um trabalho coletivo permanente para construção de diques, canais de irrigação, barragens, reservatórios exigidos devido ao alto poder de produtividade formando assim sociedades fechadas, equipadas com um Estado forte e uma burocracia muito suficiente, capaz de manter o poder total do Estado, ao qual toda a sociedade estava subordinada, já os meios de produção e a força de trabalho pertenciam ao Estado, encarnado no imperador. Abaixo