História Económica
Escola de Economia e Gestão
Rotas Turísticas Culturais: O Caso da Rota do Românico no Vale do Sousa
Mestrado: Economia Social
Unidade Curricular: Tópicos de História Económica
Docente: Professora Doutora Cristina Moreira
Discente: Pedro Napoleão Moura Oliveira (PG24334)
Resumo
A aposta na visibilidade da Europa enquanto destino turístico de qualidade, intensificada aquando da entrada em vigor do Tratado de Lisboa (Dezembro de 2009), reforça a atenção dedicada às “Rotas culturais”, identificando-as como factor diferenciador para o turismo europeu que permite não só aumentar o número de turistas, mas também dar a conhecer a história da UE e o seu património comum.
Este artigo aborda os conceitos gerais associados aos circuitos culturais, bem como os impactos do seu desenvolvimento nos destinos. Identifica as razões pelas quais o património histórico e as cidades históricas têm vindo a ganhar nas últimas décadas grande procura turística, reflectindo sobre a importância dos circuitos quer na sua preservação e divulgação, quer na sua dimensão económica. Identifica-se o público-alvo que procura este tipo de turismo, dando especial ênfase ao turista de interesse especial. Como exemplo, apresenta-se um caso de estudo que reflecte o desenvolvimento de estilo neoclássico na cidade do Porto, em meados do século XVIII e o potencial que este tipo de oferta turística poderá representar para uma empresa de itinerários culturais no Porto.
Palavras-chave:
Turismo cultural, Rotas Turísticas, Rota do Românico; Impactos socioeconómicos
Índice
Introdução
O turismo gera emprego e receitas para a população local e é considerado como uma forma de preservação do património e do ambiente, criação de infra-estruturas e comunicação cultural. Daí que muitas comunidades encarem o turismo como uma oportunidade de reduzir o seu problema de