reconhecer a necessidade de um canal
É necessário para fazer um produto chegar às mãos dos consumidores finais existe uma serie de funções (ou fluxo), que sempre estarão presentes no planejamento para escolha do canal adequado para tal ação. É o canal de distribuição das unidades organizacionais, que desempenham as funções envolvidas na comercialização de um produto.
É importante observar a essência do papel do canal dentro de um sistema formado por fabricante, canal e consumidor. De um modo geral, o fabricante deve preocupar-se, principalmente, com as atividades de disponibilização de um portfólio de produtos e serviços atraentes ao mercado, com a definição, construção e manutenção de uma estrutura de canais eficiente e eficaz, capaz de proporcionar uma experiência de compra positiva, preocupando-se também com a gestão ampla da comunicação da marca e com a definição e gestão de políticas de relacionamento para retenção e fidelização de clientes.
Ao canal cabe, fundamentalmente, a missão de colocar em prática as políticas comerciais e de relacionamento, preservando coerência com a mensagem do fabricante, para entregar a proposta de valor da marca e prover a experiência de compra positiva ao consumidor.
Especificar as tarefas de Distribuição
Reunir informações sobre os padrões de compra do mercado alvo; publico a afetar, quem ira comprar.
Promover a disponibilidade do produto no mercado alvo: utilizando folders e através de mídias.
Compilar sobre as características do produto, detalhes diversos onde possa ter uma competitividade.
Vender bem mesmo na presença de produtos concorrentes, sendo que as mídias auxiliam no fortalecimento da marca.
Processar e preencher pedidos específicos das variáveis demandas do cliente.
Transportar o produto até seus fins devidamente estipulado.
Prestar serviços de garantia ao produto, caso haja defeito de fabricação.
Prestar serviços de orientação ao consumidor.
Estabelecer procedimentos para devolução de