Historia Economica
a. Apresente os principais recursos naturais utilizados pela população Jê na Pré-História de Santa Catarina.
Essa população vivia basicamente da caça, pesca, coleta de produtos da floresta e de cultivos agrícolas. Essas atividades exigiam frequentes migrações em busca de novos territórios. Isto fez com que esses índios não desenvolvessem objetos de cerâmica e tecelagem, que seriam produtos trabalhosos de se carregar nas migrações. Os instrumentos fabricados eram simples e leves. Para a caça, eram utilizados grandes arcos.
b. Faça uma pesquisa na internet e descubra outros grupos humanos (além dos Jê) que viviam em Santa Catarina na Pré-História, explicando quais produtos naturais suas economias exploravam. Cite suas fontes de referência.
Além dos Jê podemos citar também os grupos:
Os Xokleng caracterizados como nômades, caçadores e coletores. Em sítios arqueológicos na região onde esses povos habitavam foram encontrados muitos objetos em cerâmicas, tigelas de cerâmica com vestígios de vegetais, revelando uso doméstico e instrumentos ligados à agricultura. Antes dessas descobertas os Xokleng eram considerados um grupo de caçadores e coletores.
Os Kaingang que tinham em suas atividades a agricultura rudimentar e a caça. As atividades são divididas: os homens providenciam a caça e a pesca e os instrumentos para ganhá-las. Brocam as roças e fazem a coivara, constroem as casas, fazem a coleta dos fruto da floresta e mel que necessita mais trabalho físico. As mulheres plantam e colhem das roças, preparam os alimentos e colhem frutos acessivos no mato, inclusive as larvas. Cuidam das crianças, fabricam as cerâmicas e a cestarias, tecem redes e roupas.
2
a. Escolha uma das características do Feudalismo apontadas no texto acima e explique sua relação com o fim do império romano.
Com o desenvolvimento e o crescimento dos feudos sob responsabilidade de um Senhor Feudal, esse se viu obrigado a fragmentá-lo em subfeudos, colocando um representante de confiança que