historia economica geral
Feudalismo – séculos V – XV
Alta Idade média – V – XI
Idade Média Central – XII e XIII
Baixa Idade Média – XIV e XV
1 – Definições e aspectos gerais:
Feudalismo: Organização social, política, econômica e religiosa predominante na Europa Ocidental durante o período histórico compreendido como Idade Média.
Feudalismo segundo Anderson: Surgiu na Europa Ocidental, caracterizado por uma unidade complexa. Foi um modo de produção regido pela terra e por uma economia natural, na qual nem o trabalho nem os produtos do trabalho eram bens. O produtor – camponês estava unido ao meio de produção – terra por uma específica relação social.
Como organização social o feudalismo era classista e hereditário; classista porque se dividia em castas mais ou menos privilegiadas; hereditário porque o tramite de uma casta para outra era quase impossível e a manutenção das castas era feita através da herança de pai para filho.
Na política o feudalismo se caracterizava como um poder descentralizado e autônomo onde o senhor mandava e regia o seu feudo conforme suas leis e sua vontade. O cargo de senhor feudal era hereditário.
A economia era baseada na agricultura. Quase todos os feudos eram auto-suficientes na produção de alimentos. O comércio era subdesenvolvido, pois as relações entre os feudos dificilmente eram amistosas, principalmente na baixa idade média.
A religião católica era predominante e o teocentrismo, o princípio da doutrina. A igreja tinha forte poder espiritual e temporal, pois ao contrário dos feudos estava centralizada.
2 – Origens e localização no tempo:
O sistema feudal formou-se de maneira lenta. Suas origens estruturais encontram-se nas sociedades romanas e germânicas, cuja fusão e transformação se processaram ao longo da alta idade média. Foi então que se deu a passagem do escravismo ao feudalismo, entre os séculos IV e X.
O período de transição iniciou com o declínio do Império Romano do Ocidente como