LIDER TRIDIMENSIONAL
No lugar de um sistema que costumava produzir gerentes unidimensionais, proponho uma estrutura de desenvolvimento de liderança holística e tridimensional, um processo abrangente que reconhece que executivos precisam de raciocínio, conhecimento e habilidades bastante diferentes daqueles do passado. A estrutura tridimensional pressupõe o desenvolvimento de habilidades profissionais, de liderança e de eficácia pessoal. (Veja Figura 17.1.) Cada um destes é um elemento igualmente essencial da equação de liderança. Não basta ser um perfeito especialista no negócio; um executivo também deve ser um excelente líder, possuindo ao mesmo tempo excepcionais habilidades de eficácia pessoal.
Figura 17.1 A Estrutura Tridimensional
Tradicionalmente, a dimensão profissional tem sido o foco de grande parte do desenvolvimento executivo. A estrutura tridimensional não reduz esta importância; ao contrário, ela fortalece a liderança e as dimensões pessoais para equilibrar e integrar as três áreas. Já a dimensão da liderança tem sido tradicionalmente esquecida na educação executiva, porque muitas pessoas presumem que não pode ser ensinada — ou você nasce com ela ou não. Continua sendo um tópico controvertido no treinamento executivo. A dimensão pessoal tem sofrido em virtude da visão muito difundida de que os temas profissional e pessoal devem ser separados. Ela tem sido ignorada por causa da cultura empresarial que recompensa pessoas consumidas pela atividade. Está baseada na idéia tola de que facilmente deixamos os assuntos pessoais e familiares na soleira da porta quando chegamos ao trabalho, e depois deixamos os assuntos profissionais e os desgastes do escritório quando saímos. Um absurdo! Na vida real, tudo nos chega de uma só vez e é assim que temos de lidar com isso.
Líderes verdadeiros devem desenvolver todas as facetas de seu potencial a fim de liderar, não apenas os exíguos aspectos necessários para gerenciar. Jack Sparks,