sistema de informação
31)
Quando nos referimos ao Homo Sapiens , enfatizamos a caracteristica humana de conhecer a realidade, de ter consciência do mundo e de si mesmo.
A denominação Homo Faber é usada quando nos referimos à capacidade de fabricar utensílios, com quais o homem só torna capaz de transformar a natureza.
32)
O ser humano e um ser racional ,então ele sabe o que faz de certo, o que ele faz de errado , o que prejudica a natureza e a si mesmo e o que não a prejudica .
34)
Embora em linguagem comum não se distinga do conceito de "moral", a ética é, em rigor, a reflexão filosófica sobre amoral. Os objetos da ética
são, portanto, as questões fundamentais relativamente à conduta do ser humano, ou seja,aos valores e princípios que o ser humano deve
escolher de modo a dar uma orientação definida ao seu comportamen-
to relativamente a si próprio e à sua relação com os outros e com a
natureza em geral.
35)
O estudo e a discussão sobre culturas humanas são processos sistemáticos. Este interesse fica ainda maior com o aumento dos contatos e dos conflitos entre povos e nações.
Podemos relacionar cultura ao estudo, à educação e à formação escolar. Podemos nos referir à cultura considerando as manifestações artísticas (teatro, música, pintura, escultura etc.) ou os meios de comunicação de massa (rádio, televisão e cinema).
36)
Na Grécia Antiga, muito antes de Aristóteles estruturar filosoficamente a Ética como uma verdadeira “Ciência do éthos”, havia uma ética tradicional, narrada e divulgada nos versos épicos de Homero, o educador da Grécia. Esses poemas enalteciam o heroísmo de Aquiles, a sabedoria de Nestor, a coragem e a audácia de Ulisses, a fidelidade de Penélope e deles faziam verdadeiros modelos paradigmáticos de conduta ética, que o povo grego procurava imitar.
37)
Por que cada cultura tem sua doutrina suas regras cada regra tem a sua etica