Historia do direito brasileiro
Dentro da história do filme mostra a partir do destino dado as órfãs portuguesas o cotidiano de outros mundos no universo da colônia . Como escravidão de índios em sua própria terra , sistema administrativo corrupto, Ausência de judiciário atuante, igreja católica como órgão supremo.
No inicio do filmes tem uma narrativa da carta que Padre Manoel de Nóbrega em viou a Rainha Dona Catarina requisitando, órfãs portuguesas, principalmente brancas e com orientação cristã para casarem com os colonizadores e afasta-los assim do pecado e da miscigenação.
A personagem principal Oribela é uma jovem órfã vinda das confrarias de Portugal, tem uma vocação religiosa, possui conhecimentos de latim, é forte determinada e não aceita o seu destino na colônia.
Ao chegar ao Brasil em um navio praticamente enjaulada ela é dada como esposa a um capitão donatário, Francisco de Albuquerque, um homem cruel que caça e escraviza índios.
Oribela não se conforma com o seu futuro marido, ela o recusa e ele por ter um certo apreço por ele decide esperar um pouco mais para consumar o casamento.
Durante a chegada ao Brasil Oribela se encanta por Ximeno uma mascate que caça e escraviza índios, é tido como cristão, mas na realidade é judeu.
Ximeno vai até a casa de Frascisco negociar suas mercadorias, E encontra Oribela
Seu marido Francisco percebe os olhares entre ela e Ximeno, quando o mascate vai embora ele por ciúmes dá uma surra em Oribela e consuma o casamento a força.
Ela consegue fugir mas é abordada por homens