Aula estatítica
Uma multinacional planeja instalar sua próxima fábrica em Portugal. A escolha da localização desta fábrica depende de informações. Os seus executivos desejam saber, entre outras coisas, se há ou não mão-de-obra especializada na região; qual é a renda média dos moradores para desenvolver uma política de salários; e qual a capacidade de consumo do mercado português, pois disso dependerá o preço final de suas mercadorias. Da mesma maneira, um pesquisador que reúne muitos dados sobre uma determinada população tem, em seguida, de agrupá-los e classifica-los, ou trabalhar esses dados. Esses dados trabalhados podem ser usados nos estudos de determinadas situações e acontecimentos. Trata-se de um método de análise e elaboração científica dos dados, que chamamos de Estatística.
A Estatística é um ramo da Matemática que estuda os fenómenos do acaso, agrupando, classificando e ordenando experiências e observações sobre as manifestações de um fenómeno para extrair suas consequências. A Estatística tem seu desenvolvimento marcado pelas mais recentes descobertas científicas, como a Teoria da Relatividade, do físico Albert Einstein, e a
Física Quântica. Além disso, tem-se configurado como um importante instrumento de apoio para variados campos do conhecimento, como os da Psicologia, da Economia, da Sociologia e da
Medicina.
1. Estatística descritiva
O estudo estatístico não é feito tendo como referência uma única pessoa ou um fato isolado, e sim um conjunto de elementos. Esse conjunto é chamado de colectivo ou de população.
• Se o colectivo ou população é formado por muitos elementos, usa-se uma amostra muito selectiva que seja representativa do total. Cada elemento desse coletivo é chamado de indivíduo ou unidade estatística.
• Chamamos variável estatística uma característica da população. Ela pode ser quantitativa ou qualitativa, caso seja ou não numérica.
As pesquisas realizadas para estudar