historia do cha de cozinha
O Chá de Cozinha – dizem as histórias antigas – possui duas versões. Uma conta a história de um rapaz apaixonado que não tinha dinheiro para decorar sua casa nova e seus amigos se reuniram para ajudá-lo. Já a outra história diz a respeito de acrescentar algum tipo de valor às noivas mais pobres. Os amigos se reuniam com a noiva e dessa forma conseguiam juntar vários mercadorias e dinheiro para a noiva.
Com o passar dos anos, além da simples entrega de presentes, outras atividades começaram a ser feitas. As noivas passaram a ter que adivinhar quais os presentes lhe estavam sendo dados e por quem. Essa brincadeira ainda dura até hoje. http://blogquecozinha.com.br/2013/11/29/cha-de-cozinha-conheca-sua-origem/ Segundo uma lenda holandesa, um moleiro pobre era apaixonado por uma rica donzela. Para ajudá-lo, seus amigos se reuniram e ofereceram a eles itens para a nova casa. Assim nasceu o famoso chá de cozinha.Outra história parecida aponta que o chá-de-cozinha pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Antigamente, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente. Com o passar dos anos, além da simples entrega de presentes, outras atividades começaram a ser realizadas. As noivas passaram a ter que descobrir quais os presentes lhe estavam sendo ofertados e por quem, caso contrário, deveriam participar de uma brincadeira. Sendo que este é o formato mais tradicional ainda hoje.
No Chá de Panela tradicional, ou chá-de-cozinha, apenas as mulheres participam. Já o Chá-Bar reúne amigos do Noivo e da Noiva.
As convidadas devem ser escolhidas pela noiva. Pessoas mais próximas, para um ambiente bem descontraído. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de