Aquicultura poliquetas
1. Introdução
O cultivo de invertebrados marinhos é amplamente empregado na indústria da aquicultura. Ainda há um grande potencial de crescimento na área, já que uma variedade desses organismos possuem grande importância econômica e ecológica como espécies-chave na cadeia trófica dos ecossistemas marinhos. Nesse sentido, a classe Polychaeta do filo Annelida, é reconhecidamente um dos grupos de invertebrados mais abundantes e diversificados (Paiva, 2006) atingindo notavelmente grandes densidades em áreas costeiras como praias, estuários, manguezais, costões rochosos e recifes de coral (Levington, 2001).
Objetivo (Analisar estudos que aplicam correlações, variabilidade: qual parâmetro responde melhor a densidade?)
Investigar os efeitos da alimentação e densidade, em um sistema intensivo de recirculação fechada, sobre o crescimento corporal e a taxa de sobrevivência do poliqueta Laeonereis culveri por um período de 60 dias a partir da menor coorte identificada em ambiente natural. Assim, visamos descobrir o seu potencial para a produção comercial e ampliar o conhecimento sobre a bioecologia da espécie oferecendo elementos para o desenvolvimento sustentável no CEP (Complexo Estuarino de Paranaguá).
Objetivos Específicos
- Avaliar a preferência alimentar de Laeonereis culveri para um cultivo intensivo com recirculação fechada através de uma avaliação de suas taxas de crescimento e sobrevivência.
- Estimar a melhor densidade em que Laeonereis culveri tenha uma melhor taxa de crescimento e sobrevivência em um sistema de cultivo intensivo com recirculação fechada.
2. Materiais e Métodos
2.1 Coleta dos organismos
Os organismos serão coletados em manchas de altas densidades identificadas no interior do CEP. Parâmetros naturais (granulometria, matéria orgânica do sedimento, salinidade