Ostras
Nomes: ***
Turma: Aquicultura/ 2º ano/ Vespertino
Professor: ****
Disciplina: Propagação de organismos aquáticos
Introdução
Realizamos esse trabalho com o objetivo de conhecer alguns pormenores das ostras, como funciona seu ciclo de vida, desde o nascimento até a reprodução e maturação. A proposta deste trabalho aos alunos do IFES Campus Piúma juntamente com o professor Marcelo Fantini Polese foi mostrar que realmente, com base em estudos consolidados, que existe sim uma viabilidade neste trabalho.
Esperamos que este trabalho lhe ajude a ter um apanhado geral do que é uma ostra, e seu modo de vida.
Ostras
As ostras são moluscos bivalves, ou seja, Possui conchas formadas por duas valvas sem dobradiças e são desiguais, uma das valvas é maior que a outra e é onde o molusco se abriga e a outra é menor onde abre e fecha as valvas, Possui um corpo mole que é protegido por uma concha calcificada e é fechada por músculos adultores, podendo chegar até 10 cm de diâmetro,e a concha é o esqueleto desse molusco.
As ostras pertencem a família Ostreidae e a ordem ostreoida. Esses moluscos vivem e se desenvolvem em águas marinhas dentro das conchas, vivendo fixa em pedras, uma colada nas outras e também em colônias, esses moluscos podem ser encontrados em praticamente todos os mares do mundo, menos em águas poluídas e muito frias. O corpo desses moluscos é composto de boca, estômago, intestino, coração, rins, Órgãos sexuais (gônadas), guelras, manto, ânus, e músculo adultor como já foram dito antes do músculo adultor. No início de suas vidas eles ficam soltos nas águas e depois conforme passa o tempo eles começam a se fixarem nas rochas. Esse molusco não tem muitas características especiais pra serem ditas, mas, porém ela tem uma característica especial, ela produz pérola, porém não são os únicos moluscos a fazerem isso.
As espécies de ostras mais encontradas no Brasil são as: Crassostrea rhizophorae e a Crassostrea gigas.
Os principais predadores