Historia De Matematica
Escola/ Tradição – Escola Jônica, Escola de Mileto, Naturalismo.
Data de nascimento: Por volta de 623-624 ac.
Local: Mileto, Atual Turquia.
Falecimento: Por volta de 547-548 ac.
Principais Interesses: Metafisica, Matemática e Astronomia. É descrito em algumas lendas como homem de negócios, mercador de sal, defensor do celibato ou estadista da visão, mas a verdade é que pouco se sabe sobre sua vida. As obras de Tales não conseguiram sobreviver até nossos dias.
Trabalhos Notáveis:
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia antiga, além disso, foi o fundador da escola jônica. Ele considerava a água como sendo origem de todas as coisas e seus seguidores discordavam disso como essência que constitui universo, mas concordam com ele no que diz respeito à existência de um principio único.
Entre seus principais discípulos os que merecem destaques são Anaxímenes, que dizem ser o ar a substancia e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua Inter- relação.
- Teoria de o Eclipse Solar
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a lua é iluminada pelo sol. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia, os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresenta em 28 de maio de 585 ac.
- Experiência com magnetismo
Experiência inovadora como magnetismo fez parte dos descobrimentos de tales afirmava que a substância tinha “alma” e podia atrair pedaços de matéria inanimada, “aspirando-os”. As substâncias tinham vontades e desejos como se fossem seres vivos.
- Na Geometria
Que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
Do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
De que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
De que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C.
Teorema de tales (intersecção) este teorema atribuído do