Contextualiza O
No presente trabalho iremos abordar sobre as estratégias do desenvolvimento sustentável, procurando em primeiro lugar contextualizar o desenvolvimento sustentável no que concerne ao tempo e o espaço, de seguida apresentar as suas estratégias, relacionando com os programas de desenvolvimento de Moçambique apresentando os seus mecanismos, onde as estratégias do desenvolvimento sustentável pressupõem que o alcance do desenvolvimento económico e social integrado passa pela transformação estrutural da economia para um estágio competitivo diversificado.
Contextualização
Desenvolvimento Sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável deu-se no início de 1970, a partir do discurso dos movimentos ambientalistas e dos debates acerca do eco desenvolvimento.
Segundo Giansanti (1999), a ideia do desenvolvimento sustentável foi introduzida no Séc. XIX pelo engenheiro florestal norte-americano, Gifford Pinchot, ele defendia a conservação dos recursos naturais, conforme menciona A. Diegues(apud GIANSANTI,1999,p.9), apoiado em três princípios básicos. “O uso dos recursos naturais pela geração presente, a prevenção do desperdício eo desenvolvimento dos recursos naturais para muitos e não para poucos cidadãos.
Contudo, depois de mais de uma década de discussões sobre os problemas ambientais, somente em 1987 a ideia do desenvolvimento sustentável ganha reconhecimento a partir do relatório denominado “Our common future”, também conhecido “Relatório ou informe Brundtland”, publicado pela comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e desenvolvimento (CMMAD) Bruseke(1998) esclarece que o Relatório Brundtland resultado da comissão Mundial da ONU sobre o Meio Ambiente de desenvolvimento(UNCED) da qual os presidentes eram a primeira ministra da Noruega, Gro Harlen Brundtland e Mansour Kalid justificando-se o nome intitulado do Relatório.
Conceitualização Diante da formulação deste Relatório, seu conceito busca harmonizar o desenvolvimento económico e a