Passo 2
Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro1
O objetivo do autor ao escrever o artigo é apresentar a trajetória teórica, conceitual, empírica e tecnológica da área de avaliação psicológica no Brasil nos últimos 25 anos, as influências mútuas em relação ao panorama internacional, apontando, ainda, as perspectivas futuras.
A avaliação psicológica é geralmente entendida como uma área aplicada, técnica, de produção de instrumentos para o psicólogo, visão certamente simplista da área. A avaliação psicológica não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da psicologia responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis. Com isso, ela fomenta a observação
26 Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3 R. Primi sistemática de eventos psicológicos, abrindo os caminhos para a integração teoria e prática. Ela permite que as teorias possam ser testadas, eventualmente aprimoradas, contribuindo para a evolução do conhecimento na psicologia. Portanto, a avaliação na psicologia é uma área fundamental de integração entre a ciência e a profissão. Disso decorre que o avanço da avaliação psicológica não é um avanço simplesmente da instrumentação, mas sobretudo das teorias explicativas do funcionamento psicológico. (Primi, 2003, p. 68)
Eventos Históricos e o Desenvolvimento da Área no Brasil
Não se pretende fazer um levantamento histórico compreensivo, mas sim tentar elencar os eventos que, na opinião do autor, foram relevantes para a área.
1990 - Pode-se observar a movimentação da área por meio da organização de eventos dedicados à avaliação psicológica, com mais de uma edição anual, promovidos em São Paulo pela USP (Encontro de Técnicas do Exame Psicológico), em Porto Alegre pela UFRGS e PUC-RS (Encontro Nacional sobre Testes Psicológicos), em Minas Gerais pela UFMG, PUC-MG, Centro Universitário Newton Paiva e FUMEC (Encontro Mineiro de