Historia da educação no brasil
Graduação em Letras
AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Rio de Janeiro
2013
AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: NOVOS DEBATES
Trabalho apresentado à Disciplina
História da Educação do Brasil
CEL0029 – Turma 3009
Professora Ana Lúcia da Costa Batista
Rio de Janeiro
2013
APRESENTAÇÃO
AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: NOVOS DEBATES
Em 1985, a Ditadura Militar chegou ao fim, a mesma se desfez por si só. Tamanha era a pressão popular de vários setores da sociedade, que o processo de abertura política tornou-se inevitável. Os militares deixaram o governo através de uma eleição indireta, mesmo que concorressem somente dois civis (Paulo Maluf e Tancredo Neves).
Em março de 1985, o vice-presidente José Sarney assumiu a presidência da República. Ao assumir de forma inesperada a presidência do Brasil, José Sarney encontrou um país com graves problemas estruturais, que entravavam o desenvolvimento e prejudicava a competitividade do país no mercado mundial. A qualidade do serviço público como saúde e educação encontrava-se em queda.
Fernando Collor de Mello 1990-1992, primeiro presidente da República eleito pelo voto direto após o fim da Ditadura Militar. Neste período foi criada a declaração mundial sobre educação para todos, em 1990, inspirou em 1993, durante o Governo Itamar Franco, o Plano Decenal de Educação para todos.
O governo Itamar Franco, por medida provisória, extinguiu o Conselho Federal de Educação, e no seu lugar, implantou o Conselho Nacional de Educação.
Nos termos da lei, o MEC se fortalece mediante a centralização de funções e a caracterização do Conselho Nacional como órgão colaborador do poder executivo.
De 1995-2001, Fernando Henrique Cardoso assumiu a presidência da República. Em seu segundo mandato FHC obteve alguns avanços na área da saúde e educação priorizando assim o Ensino Médio e a educação técnica, os índices de analfabetismo diminuíram.
A aprovação da nova LDB (Lei das