Historia da educação no Brasil
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre a história da educação e sobre seus reflexos na educação atual. O procedimento utilizado será basicamente pesquisa bibliográfica, com a intenção de entender as formas de evolução e transformação da educação brasileira, desde os seus primórdios, quando da colonização portuguesa, abordando sua influência direta na constituição da escolarização em nosso país, passando por diferentes situações sociais e políticas, até a situação atual.
PALAVRAS CHAVE: história, educação, evolução, social, política.
1Introdução
Pretende-se com a realização desse trabalho, estabelecer uma linha conceitual sobre a história da educação no Brasil, analisando as influências da colonização européia, dos jesuítas e os determinantes sociais e políticos, que a cada época interferiram direta ou indiretamente na constituição, transformação e evolução da educação em nosso país. Numa perspectiva mais ampla, também procura-se delimitar o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade, diagnosticando quais os fatores sociais que intervieram nos processos educativos e como estes se integram. Em última análise, cabe estabelecer as necessidades da educação atual e de que formas seria possível propor mudanças efetivas, que reflita no aspecto qualidade.
2 Desenvolvimento
2.1 Conceito de Educação A educação é em suma um processo universal, por se tratar de um processo que escraviza e liberta simultaneamente. Na verdade todo e qualquer processo educacional leva a um fim, conduz à formação de um ser humano e tem uma teoria e uma prática social determinada, tenha ou não o educador consciência disso (Dewey, 1971). Com base nesses pressupostos, percebe-se que a história da educação é escrita junto à história da humanidade, isso nos mostra que os homens primitivos conviviam de forma social, embora em um estado rudimentar de civilização, portanto, é a educação que mantém viva a memória de um povo e dá