A historia da educação no brasil
O presente trabalho relata a História da Educação no Brasil, analise das diversas fases e períodos da educação brasileira. Dando importância “A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica”.
Neste contexto, a presente analise torna possível refletir como uma tarefa de indiscutível relevância, numa perspectiva de analise dos sistemas educativos enquanto processo de implementação de ideias, de atitudes e, sobretudo, de práticas cujos resultados aqui os quais avaliados nos promete uma formação de papel desempenhado por cada período.
MEMÓRIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Desafio de aprendizagem da Disciplina de historia da educação.
ETAPA I: A origem da educação escolar no Brasil
A educação escolar no Brasil nasceu da iniciativa privada, quando, em 1533, os Franciscanos fundaram, na Bahia o primeiro estabelecimento de ensino em terras de Santa Cruz. A atuação da iniciativa privada na educação brasileira, em que pese a variedade de formatos que assumiu ao longo dos últimos cinco séculos, deu-se de forma ininterrupta na história do nosso país, consolidando uma contribuição impar à formação e ao desenvolvimento da nacionalidade brasileira. Considerando o contexto colonial brasileiro não é de se estranhar que a primazia do ensino privado tenha recaído sobre a escola confessional.(ALVES. 2006).
Em quase meio século (1759-1808), o ensino no Brasil teve sua trajetória marcada frequentemente por antagonismos espúrios em relação ao ensino privado e ao confessional. A instalação do governo português no Brasil, em 1808, introduziu aqui o que era necessário para o progresso da vida administrativa, cultural e educativa, e reduziu tais antagonismos. Na esfera educacional, a iniciativa mais relevante foi a instalação, por decretos reais, das instituições de ensino superior. Foi dada ênfase à formação superior para alguns ofícios técnicos, necessários para desenvolver a