Trabalhos
Olímpicos
Nome:Wesley Rodrigues................................nº 31 Série 3ºB
Jogos Olímpicos - uma herança grega
Com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos através de competições esportivas saudáveis os gregos criaram os jogos de Olímpia. Licurgo (rei de Esparta), Ífitos (rei da Élida) e Clístenes (rei da Pissa) formalizaram o tratado no templo de Hera.
O acordo previa que os jogos fossem realizados a cada quatro anos, nos meses de julho ou agosto, em Olímpia, nas encostas do Monte Kronion, com duração de cinco dias, sendo que este período seria considerado uma “trégua sagrada” em toda a Grécia. Os vencedores receberiam como prêmio uma folha de palmeira e uma coroa confeccionada com ramos de uma oliveira existente próximo ao altar de Zeus.
Os atletas competiam nus, e, apenas cidadãos livres que nunca tivessem cometido crime como, por exemplo, assassinato podiam participar. Paralelamente, as mulheres participavam de outra competição em homenagem à deusa Hera (irmã e esposa de Zeus), na qual usavam cabelos soltos e túnicas curtas.
Eram tão respeitados os jogos que Felipe, rei da Macedônia, chegou a pagar uma pesada multa por ter, certa vez, impedido a passagem de dois atletas que se dirigiam a Olímpia.
Até a décima terceira competição a Corrida foi o único esporte praticado; o estádio de Olímpia tinha a forma de “U”, extensão de 200 metros e capacidade para 45 mil pessoas. No quinto século antes de Cristo já eram dez as modalidades esportivas disputadas: corrida, salto em distância, lançamento de dardo, pentatlo, arremesso de disco, pancrácio, boxe, luta, corrida de bigas e corrida de cavalo.
Os Jogos Olímpicos tiveram início em 776 a.C. e mesmo com a invasão romana em 456 a.C. eles foram realizados até no ano 394 desta era, quando foram proibidos pelo imperador romano Theodosius que, convertido ao cristianismo, decidiu combater a adoração aos deuses. Mas foi com a invasão romana que o espírito original dos jogos se