Tratamento de arquivos no java
COORDENADORIA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
FREDERICO ZACCHE DE AGUIAR
JULIANA GONÇALVES RODRIGUES
RENAN BOLZAN
RUAN DRUMON CABRAL
TRATAMENTO DE ARQUIVOS NO JAVA
COLATINA 2009
FREDERICO ZACCHE DE AGUIAR
JULIANA GONÇALVES RODRIGUES
RENAN BOLZAN
RUAN DRUMON CABRAL
TRATAMENTO DE ARQUIVOS NO JAVA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Professor Vanderson José Ildefonso Silva do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Programação I.
COLATINA 2009
INTRODUÇÃO
A linguagem Java, apesar de relativamente recente, tem recebido um grande destaque na mídia, pois ela foi, e continua sendo uma das principais responsáveis pela automação dos processos pertinentes à Internet.
O Java da Sun (empresa que fez essa linguagem nascer) tem feito muito sucesso e uma das coisas que o torna tão atraente é o fato de que programas escritos em Java podem ser executados virtualmente em qualquer platadorma, aceitos em qualquer tipo de computador, característica marcante da Internet.
Uma das muitas facilidades encontrados no Java é a leitura e gravação no sistema operacional, sem a preocupação em qual aplicação o sistema operacional esta rodando.
Sendo Java uma linguagem orientada a objetos, nada mais claro que utilizar classes e instâncias delas (objetos) para lidar com a saída e entrada de dados (input/output, abreviado: io). O Java trata a entrada e saída como fluxos de dados (Streams) e o usuário tem pleno controle sobre eles. Além disso, a abstração criada pela linguagem sobre os Streams é tão grande, que muitas vezes você está