Hipertexto e generos textuais
CURSO: Licenciatura Letras-Português
DISCIPLINA: Educação à Distância
PROFESSORA: Priscila Barros
PORTIFÓLIO: CIBERCULTURA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO.
ALUNO: Marcos Antônio Barros dos Santos
MATRICULA: 0419436
Caucaia-Ce
2014
CIBERCULTURA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO.
Conforme as leituras dos textos referendados, chega-se à conclusão de que o termo Cibercultura é uma espécie de cultura digital correlacionada entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, surgida a partir da rede de computadores, da indústria do entretenimento e o comérico eletrônico. Dessa forma, destaca-se alguns exlemplos: como os jogos eletrônicos, internet, chats, blogs, dentre outros.
Vários autores tais como; André Lemos, Capatam e Lévy, tratam do conceito de Cibercultura. Nesse penasamrnto, Pierre lèvy(Lévy, 199, p17), aduz que : '' O ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores''. Significa dizer que os seres humanos tem acesso a informações digitais que proporcionam um infinito mundo de probabilidades, modificando os valores, a formas de pensamentos, técnicas e práticas da sociedade.
Por sua vez, o desenvolvimento do crescente processo da chamada ''educação informatizada'', alavanca a necessidade de uma adequação às exigências do mundo moderno. Assim, a sociedade passou a repensar um novo modelo educacional de forma sistêmica, trazendo uma mudança profunda na até então educação denominada de ''formal''.
Não obstante os métodos da ''educação tradicional'', que eram aceitos e compreendidos como único modelo possível e eficaz, a sociedade vem utilizando-se cada vez mais, das culturas tecnológicas, na tentativa de acompanhar os novos conceitos culturais e tecnológicos do processo de ensino e aprendizagem, consubstânciando-se, assim, na '' sociedade da informatização''.
Por oportuno (Araújo, 2007), em seu artigo