Engenharia quimica
Transportes
Prof. Marcos
Agatha Faria
Bruno Ferreira
Luiz Cláudio Medeiros
Pedro Paulo Marujo
Priscilla Queiroz
Turma 302: Décio Martins
VISCOSIDADE, ÓLEOS LUBRIFICANTES E VISCOSÍMETROS 2
Índice
VISCOSIDADE, ÓLEOS LUBRIFICANTES E VISCOSÍMETROS 3
Este trabalho destina-se a complementação do conteúdo ministrado em aula e parte da avaliação da disciplina Fenômenos de Transportes (MEC-103), abordando os seguintes assuntos: Viscosidade, Óleos lubrificantes e Viscosímetros. O conteúdo foi desenvolvido através de consultas bibliográficas (livros e internet), além da experiência realizada no dia 24/08/2011, orientado pelo professor Marcos no laboratório TÚNEL DE VENTO da Universidade Gama Filho, no Campus Piedade, onde foi apresentado o
Viscosímetro SAYBOLT UNIVERSAL ASTM D-8, abordando a importância e características de diversos tipos de óleos lubrificantes.
O trabalho foi executado pelos seguintes alunos da graduação de Engenharia:
Agatha Faria, Bruno Ferreira, Décio Martins, Luiz Cláudio Medeiros, Pedro Paulo Marujo e Priscilla Queiroz.
Capítulo 1: Viscosidade
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de momento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.
1.1-Conceito e Unidades
VISCOSIDADE, ÓLEOS LUBRIFICANTES E VISCOSÍMETROS 4
É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura. Define-se pela lei de Newton da viscosidade:
Pressão laminar de um fluido entre duas placas. Atrito entre o fluido e a superfície móvel causa a torsão do fluido. A força necessária para essa ação é a medida da viscosidade do fluido. Onde a constante μ é o coeficiente de viscosidade, viscosidade absoluta ou viscosidade dinâmica. Muitos fluidos, com água ou a maioria dos gases, satisfazem os critérios de Newton e por isso são