Hipertens o Arterial na Infancia
1-É sabido que os derrames cerebrais ocorrem freqüentemente como complicação da hipertensão arterial;
2-As doenças coronarianas e o infarto agudo do miocárdio ocorrem mais freqüentemente nas pessoas com hipertensão arterial;
3-Hipertensão arterial leva com freqüência a quadro de insuficiência cardíaca;
4-Hipertensão arterial causa doença renal com insuficiência renal e necessidade de transplante.
Por outro lado, o número de pessoas com esta doença no mundo é extremamente elevado: Cerca de 1 bilhão de pessoas com mais de 18 anos, apresentam hipertensão arterial.
Estas constatações acima levaram cardiologistas de adultos e associações Médicas a organizarem campanhas de orientações e alerta, relativas aos males causados pela hipertensão e as medidas que devem ser seguidas para evitá-la.
Entretanto em relação à hipertensão arterial nas crianças, percebemos que existe grande desconhecimento por parte da população. As sociedades Médicas dão pouca ênfase e divulgação ao tema, o que leva a um grande desconhecimento do tema por parte dos pais, que muito poderiam contribuir para a diminuição desta moléstia na população infantil e evitar que se tornem futuros adultos com hipertensão. Torna-se necessário portanto esclarecer algumas questões expressas, nas perguntas a seguir:
1-Existe hipertensão arterial na criança?
Muitas pessoas desconhecem o fato de que mesmo em recém-nascidos, pode haver elevação da pressão arterial acima dos níveis normais, inclusive quadros graves com risco de vida ou seqüelas neurológicas.
Nas crianças, principalmente nas mais jovens, a hipertensão arterial é geralmente secundária a alguma doença, principalmente doença renal. Outras doenças como estreitamento da artéria