Rel 03 final rev01

1723 palavras 7 páginas
Experiência 3 – Associação de Bombas em Série e em Paralelo

Profº. Kazuto Kawakita

São Paulo, junho de 2015
Sumário

1. Objetivo 2
2. Fundamentação Teórica 2
2.1. Bomba 2
2.2. Altura útil de uma bomba (H) 3
2.3. Associação em série 3
2.4. Curva característica do conjunto em série 4
2.5. Associação de bombas em paralelo 4
2.6. Curva característica do conjunto em paralelo 5
3. Bancada experimental 6
4. Procedimento Experimental 7
5. Dados Coletados e Resultados Obtidos 7
6. Analise e Conclusão 9
7. Referências Bibliográficas..................................................................................10

1. Objetivo
A experiência tem como objetivo estudar associação de bombas hidráulicas, em série e em paralelo e traçar as curvas características da associação das bombas, em série e em paralelo.

2. Fundamentação Teórica

2.1. Bomba

O rotor de uma bomba centrífuga é uma turbina ou turbomáquina utilizada para bombear líquidos elevando, pressurizando e transferindo-os de um local para outro, sendo utilizada no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais e na indústria em geral.
Ela cede energia para o fluido à medida que este escoa continuamente pelo interior de suas palhetas. A potência a ser fornecida é externa à bomba, seja um motor elétrico, um motor a diesel, uma turbina a vapor, etc. A transferência de energia é efetuada por um ou mais rotores que giram dentro do corpo da bomba, movimentando o fluido e transferindo a energia sob a forma de energia cinética - aumento de velocidade - e esta pode ser convertida em energia de pressão.
O fluido entra na bomba por um bocal de sucção. Neste bocal a pressão manométrica pode ser superior (positiva), inferior à atmosférica ou pressão negativa (vácuo). Do bocal de sucção o fluido é encaminhado a um ou mais rotores que cedem energia ao fluido, seguindo-se um dispositivo de conversão de energia cinética em energia potencial de pressão. O fluido sai da

Relacionados