Aula N 1 Introduc A O
Liderança e motivação
Prof. Doutor Domingos Ferreira
Capitulo: Introdução
1
20/03/2015
1. Introdução os Grupos e as questões de liderança
A l i d e ra n ç a é fe c t u a d a n o s g r u p o s q u e r profissionais, quer sociais
Na infância, na adoslescência e manisfestam-se através da brincadeira, jogos, camaradagem, relacionamento, etc.
Os grupos são um fenómeno nuclear nas organizações produtivas: são nucleares na vivência informal das relações que se consolidam no subsistema humano das organizções e são muitas vezes nucleares na própria estruturação do trabalho, equipas de projecto, equipas ad-hoc etc.
• O que é ser líder?
Quantos Modos de exercer
A liderança existem?
Como surgem os líderes?
Que factores condicionam a eficácia do líder? 2
20/03/2015
2. O Modelo Multiplex - Fundamentos
2.1. A natureza da liderança
Líder: grafia aportuguesada da palavra inglesa leader, guia virtual, condutor; neologismo de liderança significa “ qualidade ou função de líder, governança”.
Em contrapartida, na língua inglesa, o termo aparece desde
1300, embora só no século XIX seja associado à acção política e à influência e controle sobre o parlamento (Bass,
1978) “é dos fenómenos mais observados e menos compreendidos” Para os pensadores gregos – Homero, e Platão – a liderança não destinguia os líderes que a corporizavam, ainda assim, estes destinguiam-se no seio do povo, Kal K’agathos (Jaeger,
1936) por serem justos e sábios, bravos e dinámicos, perspicazes e cheios de recursos.
.
2. O Modelo Multiplex – Fundamentos
2.1. A natureza da liderança
Noutras culturas diferentes da ocidental a líderança
É igualmente um fenómeno em evidência (Bass, ob.
Cit.).
No renascimento Machiaevel fez uma descrição no
“Principe” que de certo modo traduz uma concepção de líderespalhada no seu tempo até aos nossos dias.
Após o sec. XIX, o pensamento sociológico também se
debruçou muitas vezes sobre o