Has hipertensão arterial sistêmica
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, pode ser controlada com a educação à saúde dos pacientes portadores.
A HAS é comum em todo mundo e atinge jovens, adultos e idosos, pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de qualquer padrão social. É uma das doenças de maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o stress e outras .A sua incidência aumenta com a idade .No Brasil, estima-se que 15% a 20% da população brasileira adulta possa ser considerada hipertensa, podendo ocorrer também em crianças e adolescentes. É também uma afecção que leva a cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e faltas ao trabalho em nosso meio.
O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA (HAS)?
A hipertensão arterial sistêmica (ou pressão alta), ocorre quando aumenta a força que o fluxo de sangue exerce dentro das artérias. Este aumento da força estraga a parede dos vasos (arteriosclerose), sobrecarrega o coração que tem que fazer mais força para bombear o sangue e os rins onde a pressão de filtração fica muito grande. O problema pode estar nos vasos cujas paredes têm músculos que podem se contrair aumentando a resistência à passagem do sangue ou ainda, a um maior fluxo de sangue pelo sistema circulatório: o coração pode bater com maior freqüência e intensidade. A pressão é considerada alta quando esta acima de 140X 90mmhg (milímetros de mercúrio).Esses números são referencias para adultos (maiores de 18 anos).
IMPACTO NA MORBIDADE
A hipertensão é um importante fator de risco para a doença cardiovascular, seja na forma de doença isquêmica, insuficiência cardíaca ou doença cerebrovascular. A mortalidade por doença cerebrovascular, especificamente a hemorragia intraparenquimatosa, é diretamente relacionada com os níveis tencionais.
No Brasil em 2003 as mortes por doenças cardiovasculares foram 27,4% de